As perguntas cruciais de um trader
Publicado em 04.08.2009 por CHRistian na(s) categoria(s) Análise Técnica, Aprendizado, Destaques, Estratégias
.
Operar no mercado exige do trader uma série de qualificações específicas. Engana-se aquele que acha que criando um sistema que lhe forneça um sinal de entrada terá alcançado o sucesso. A atividade de comprar e vender ativos, com o objetivo de obter um lucro maior que seus custos, é uma tarefa bem mais complexa que pode parecer. Aspectos relacionados a psicologia, muitas vezes difíceis de serem mensurados e portanto muito relativos, moldam essa profissão que fascina e muitas vezes ilude o indivíduo mais ansioso e despreparado.
Apesar da complexidade, acredito que o ponto de partida de todo trader deve ser responder a algumas perguntas cruciais, que permitirão identificar o perfil e a aptidão ao risco de cada um. Além disso, não se surpreenda se no final do questionário perceber que “infelizmente” esta profissão não foi feita para você. É preciso ser realista nas respostas, evitando assim maiores danos no futuro. Vamos as perguntas, então:
Quanto capital você tem?
Especular no mercado com pouco capital é totalmente inviável. “Tradar” com menos de 40k no mercado a vista é suicídio no longo prazo. Quanto mais dinheiro você tem, mais opções existem para ganhá-lo. Aumenta o poder de diversificação e diminui o risco.
Quanto quer perder?
Essa é uma pergunta chata, mas muito importante. Ninguém quer pensar nas perdas antes de entrar no jogo, mas definir uma porcentagem de seu patrimônio que está disposto a colocar em risco é fundamental. Se perder mais que suporta perder, vai doer, e muito. Então, se não quer perdê-lo, não o arrisque. O mercado não perdoa erros de julgamento.
Quanto quer perder em cada operação?
Depois de definir o máximo que pretende perder, chegou a hora de se concentrar na porcentagem que está disposto a sacrificar em cada operação. A maioria dos traders utiliza percentuais que variam entre 2 e 10, dependendo da aptidão ao risco e das características dos sistemas utilizados.
Qual mercado quer operar?
Importante escolher bem o mercado que você vai investir. Afinal de contas, operar no mercado de futuros onde as posições são alavancadas, pode ser bem diferente que no mercado de ações. Neste caso o tamanho do capital e o perfil do investidor são relevantes para a escolha correta.
Quanto tempo você tem disponível ?
Esta é uma das questões mais desprezadas pelo trader iniciante. Na maioria das vezes, o iniciante quer ser um day-trader mas não pode acompanhar o mercado de maneira full-time. É inevitável, o sistema que o trader escolher deve ser compatível com o tempo disponível. Day-traders passam o dia todo na frente da tela do computador. Quem opera tendências semanais tem mais tempo para pensar e se organizar.
Vale notar também que o estresse é inversamente proporcional à duração média das operações.
Acredito que o trader que responder honestamente a estas perguntas antes de colocar “a mão na massa”, estará mais preparado e conseguirá sobreviver por mais tempo no mercado. Não adianta queimar etapas e se deixar influenciar pela opinião de outros traders. Tenha um objetivo realista e dedique o máximo de tempo disponível para o aprendizado.
.
















4 de agosto de 2009 às 19:07
ola chirstian gostei desse artigo so nao concordo que para operar na bovespa devemos ter no minimo 40k .Porque voce acha isso?
abraço
4 de agosto de 2009 às 19:30
Amigo,
Ele foi muito modesto, pois com com 40K o lugar é a cardeneta de poupança e não a bolsa.
4 de agosto de 2009 às 19:54
poupanca com 40k? acorda pro mundo!
se quer RF coloca num TD ou num CDB a 100%… poupanca eh pra tia avó que tem 500 reais!
eu opero com 10k na bovespa e convenhamos, fora as taxas de compra e venda que tem uma porcentagem maior sobre o capital, nao vejo diferenca entre aplicar 10k ou 100k!
40k eh baseado em que?
percentual eh percentual sobre 1 real ou sobre 100.000!
acho que o comentario nao foi feliz!
forte abracos!
4 de agosto de 2009 às 20:32
erico, pedindo desculpa ao CHristian, pois é minha primeira visita ao Blog,mas você tem toda a razão que percentual é percentual, mas um ganho de 2% numa operação de DT sobre 1 real é 0,02 centavos e sobre 100.000 é 2.000 reais. Acho que fica fácil verificar a diferença.
Christian, reitero o pedido de desculpas pelo comentário que foi julgado infeliz.
4 de agosto de 2009 às 22:24
Não concordo, comecei com 15k há dois anos e estou com 111k, só especulando, minhas operações raramente duram mais de uma semana.
Veja MMXM3, rompendo 8,24 vai aumentar em muito meu capital.
Abraços
5 de agosto de 2009 às 0:23
Reparem que ele disse “suicídio” no longo prazo… (o que significa 5 anos, no mínimo…) mas enfim… o dinheiro de cada um, é de cada um.
Assim, o Mercado e a minoria de vencedores no Longo Prazo agradece a maioria de “suicidas”, cujo nr. só não é maior devido às (para os padrões do brasileiro médio) altas corretagens. Fosse “cobrado” só o spread como no forex c/as atuais regras p/operar na ponta vendida, esse nr. seria muito maior, atraindo uma quantidade absurda de apostadores buscando seus “bilhetes de loteria” à um custo apenas na aparência idêntico. E só estou falando de mercado à vista hein…
5 de agosto de 2009 às 9:00
quem nao ve diferença entre operar com 10k e 100k, realmente tem uma visão bem limitada.
5 de agosto de 2009 às 9:07
limitada?
entao por favor, tenha a bondade de explicar!
com 100k tu continuas sendo um mero mini-sardinha! nao conheces fazer nada diferente de um que opera com 10k!
a diferenca como ja falei eh sobre a diferenca da taxa cobrada na corretora em cima do capital!! logo se o lucro de que aplica com 100k por de 1000 reais o lucro de quem aplica com 10k sera de 100 reais!
ate ai nao vejo nenhuma diferenca, ja que os percentuais sao iguais!
ai desconta 5 de corretagem de cada operacao, e quem opera 100k vai ganhar 1000-5-5=995 reais! e quem operou com 10k vai ganhar 100-5-5=90 reais!
logo o lucro liquido de cada um soh diferenciou na hora de aplicar a taxa da compra e venda!
mas o X da questao nao eh ganhar menos ou mais! e sim que quem opera pequeno quebra! agora quem opera grande nao quebra no longo prazo? pq? ONDE ta a diferenca no calculo?? se alguem me explicar pode ser que eu com minha visao super limitada venha a compreender!!
e para de contar historia de pescador!! rs rs
5 de agosto de 2009 às 9:11
Li novamente o texto, e a unica explicacao que encontrei foi que com 40k tu pode diversificar mais do que com menos dinheiro por exemplo!
Até compreendo, mas não concordo!
Onde saiu o magic number 40k?
Quanto mais se tem mais se pode diversificar, e menos a taxa vai importar sobre capital aplicado, mas continuo sem entender onde isso faz o pequeno quebrar! faz ele ganhar menos soh!
5 de agosto de 2009 às 10:45
Olá Érico,
agradeço tua participação e o interesse que mostrou pelo artigo.
Coloquei 40k, apenas como uma referência. Pode ser 30 ou 50. Não importa.
Como foi mencionado aqui por outro leitor, valores abaixo deste patamar sofrem muito mais com a corretagem. No longo prazo, a tendência é que não tenha êxito na carteira.
Veja o caso, do leitor André. Ele passou de um capital de 15k para 111k em 2 anos. Isso representa uma rentabilidade de três dígitos por ano. Sem dúvida, excepcional ! Ainda mais se pensarmos que o poder de diversificação no início era muito limitado, com apenas 15k.
Agora será que ele consegue manter esta performance por um período mais longo?
Buffett, o mais bem sucedido investidor do mundo, tem uma carreira de mais de 30/40 anos, e uma rentabilidade média de 15/20%/ano.
Finalizando, com menos de 40k, você pode e deve investir em ações, mas não usando uma abordagem especulativa.
Especular com pouco capital é igual que “enxugar gelo”, terá muito trabalho e pouco resultado
Grande Abraço
5 de agosto de 2009 às 10:55
Caro Christian e colegas visitantes do site , eu entendi a mensagem que o christian queria passar como sendo um alerta para os PERIGOS que alguem com uma carteira com menos de 40k corre ao tentar ESPECULAR .
É claro que podemos ganhar muito dinheiro com menos do que isso como alguns colegas falaram anteriormente, mas acredito que no LONGO PRAZO a possibilidade de perda na bolsa somado aos custos de corretagem e de custódia torna ARRISCADO “tradar” com uma carteira pequena .
Sou um completo sardinha e iniciante , estou com uma carteira de 3k no momento e estou aprendendo muito com isto pois vejo que realmente como falou o christian sem poder diversificar devido ao baixíssimo capital corro muitos riscos .
Mas é um risco que eu aceitei correr .
Parabéns pelos ensinamentos Christian , os seus posts da seção aprendizado são muito importantes e valiosos para todos nós , iniciantes ou experientes !
5 de agosto de 2009 às 13:03
entendi christian concordo em parte com voce tentar fazer daytrade ou especular com pouco dinheiro e mais arriscado mesmo, porem sabendo comprar a ação certa ate com 1000 reais já pe possivel obter um bom lucro.Obrigado e abraços
5 de agosto de 2009 às 20:25
Grande mestre CHRistian
Só complementando, o valor importa sim e muito, tive que mudar minha estratégia assim que meu capital foi aumentando, a maior dificuldade que tive foi superar os 70k, chegando ali as coisas paravam de funcionar e meu capital recuava, estudei, estudei, tracei novas estratégias e finalmente conseguir ultrapassar essa barreira, no mês passado finalmente consegui superar os 100k, mas vejo que cada vez tenho que me dedicar mais, faço trades cada vez maior e quando dão errado a dor é grande.
Vale acrescentar que o Dr Helder fala muito do emocional, fazer um trade com 20k é uma coisa, agora fazer um trade com 200k já é bem diferente, se não tem estomago é melhor nem especular.
Grande abraço
mmxm3 rompeu os 8,24 como postei aqui ontem a noite, quem sabe hoje o sr coloca ela no vídeo, tem uma gap em 11,96 para buscar.
6 de agosto de 2009 às 7:26
Ainda não estou convencido, isto tudo vai depender do money management que cada um exerce, claro que quem opera com 10k fica mais limitado e o retorno é menor visto taxas de corretagem em relação aos que operam com valores superiores em carteira.
Mas no final sucesso ou não a médio,longo prazo depende especificamente da forma que você opera.
Enfim esta é a minha opinião
22 de agosto de 2009 às 22:42
“Mas no final sucesso ou não a médio,longo prazo depende especificamente da forma que você opera.
Enfim esta é a minha opinião”
Perfeito.