Pular a navegação e ir direto para o conteúdo


Setup gráfico 1234’s

Publicado em 21.05.2009 por na(s) categoria(s) Análise Técnica, Aprendizado, Destaques, Estratégias

.

Essa estratégia gráfica foi desenvolvida pelo famoso trader americano Larry Connors e publicada no livro de Jeff Cooper, “Hit and Run Trading”.

A intenção é identificar o momento certo para abrir uma posição quando um papel se encontra em uma forte tendência, as chamadas “runaway stocks”. Muitas vezes nos deparamos com um ativo que apresenta uma excelente configuração gráfica, mas devido ao forte movimento em curso, não conseguimos eftuar a operação.

A estratégia 1234’s de Connors, tem exatamente este intuito. Connors, percebeu que é bastante comum os papeis que entram em um trend realizarem uma pausa de três dias antes de retomarem a “corrida”. Identificando os ativos que se encontram nesta pequena correção é possível elaborar uma estratégia para que possamos subir a bordo e continuar surfando a tendência.

Vamos detalhar a estratégia considerando uma operação de compra:

1- Identificar um papel que esteja em uma tendência de alta clara. Considerar uma tendência de alta quando o indicador ADX (14) estiver acima de 30(*). Quanto maior o valor do ADX, melhor.

2- O +DI (14) precisa ser superior ao –DI(14).

3- Esperar que o ativo realize uma correção do tipo 1-2-3, ou seja que os preços façam três mínimos consecutivos decrescentes ou uma combinação qualquer que tenha dois mínimos decrescentes e uma inside bar. (vejam os exemplos)

4- Apenas no quarto dia, realizar a compra no rompimento da máxima do terceiro dia. O stop inicial deve ser colocado abaixo da mínima do setup.

5- Assim que o trade caminhar a nosso favor, acompanhar a movimentação através de um indicador de trailing stop (Hilo Activato, SAR, etc…)

(*) – Para o mercado brasileiro, pela minha experiência, sugiro usar o patamar dos 20 no ADX(14).

A mesma metodologia pode ser aplicada para uma operação na venda.

Vejamos alguns exemplos:

BBDC4-1234

VALE5-1234

BBDC4

Setup 1234`s em uma tendência de alta

VALE5

Setup 1234`s em uma tendência de baixa

USIM5-1234

USIM5

Dois setups 1234`s em uma tendência de alta.
Um deles, com uma inside bar.

Importante: O uso do money management em operações deste tipo, meramente especulativas, é fundamental. Utilize algum algoritmo de manejo do capital evitando correr grandes riscos financeiros para a carteira.

.

TAGS

Para sua imagem aparecer nos comentários, cadastre-se no Gravatar com o mesmo e-mail com o qual comentou.