Pular a navegação e ir direto para o conteúdo


Fundos do tipo “V” , “U” ou “L”

Publicado em 16.04.2009 por na(s) categoria(s) Análises, Destaques, Estratégias, Informações, Opinião

.

Apesar de nas últimas semanas os mercados mostrarem uma boa recuperação, fica evidente olhando para os indicadores da economia mundial que a crise ainda está longe de terminar.

É interessante notar que na análise gráfica nós temos formações que procuram identificar a duração de um determinado evento.

DJI
DJI – Gráf. Semanal

Se pensarmos apenas nos EUA, inicialmente se esperava que a economia e o mercado americano tivessem um comportamento na forma da letra “V”, com uma desaceleração curta e rasa, de apenas alguns meses.  Com o passar do tempo, achou-se que o movimento seria mais semelhante à letra “U”, com uma desaceleração mais grave e com duração de 1 ou 2 anos. Mas agora, a previsão de que a recuperação só virá em 2010 ou mais á frente, torna mais provável que a economia tenha um comportamento na forma da letra “L”.

Uma formação do tipo “L”, representa em termos econômicos, que os EUA podem enfrentar uma forte e duradoura retração, semelhante à do Japão. Corroborando com esta expectativa, essa semana, indicadores apontam que os americanos estão enfrentando a primeira deflação em 12 meses, desde de 1955. É preciso evitar a deflação. Segundo economistas de peso, como Nouriel Roubini, “Leva-se 10 anos para sair de uma deflação”.

IBOV
Ibov – Gráf. Semanal

Por enquanto, o Brasil vem mostrando comprometimento e tomando medidas para evitar uma contaminação mais grave. A bolsa brasileira já subiu mais de 50% desde o fundo no final de Outubro do ano passado. Mas é importante observar, que graficamente, estamos ainda nos aproximando da primeira retração de Fibonacci (38,2%). Ou seja, mesmo na bolsa paulista não podemos ainda descartar a configuração de um fundo do tipo “L”. Apesar do recente otimismo, é importante que façamos uma análise prospectiva da crise como um todo e não apenas dos últimos dois meses de tendência de alta no intraday.

.

TAGS

Para sua imagem aparecer nos comentários, cadastre-se no Gravatar com o mesmo e-mail com o qual comentou.