Uma nova realidade
Publicado em 18.09.2008 por CHRistian na(s) categoria(s) Opinião
A crise já se instaurou. As perdas financeiras monstruosas já são realidade. Agora a procura é pelos culpados.
Sem dúvida neste aspecto a figura do “ex-famoso” presidente do Federal Reserve, Alan Greenspan, aparece em destaque. Na sua administração ele permitiu que a bolha do crédito fosse inflada. Agora, no estouro, o mesmo Fed aparece como defensor dos pobres e oprimidos. Espero apenas que o herói, como nos filmes de ação, saia vencedor.
Neste momento muito se fala em uma nova regulamentação do sistema financeiro mundial. Apesar de tardiamente, sem dúvida ela será necessária. Mas neste aspecto vale uma ponderação. As mudanças não podem afetar as pessoas físicas e empresas não-financeiras que utilizam o sistema apenas para realizar as suas transações. As novas regras devem combater a abordagem especulativa dos grandes “hedge funds” que tratam o mercado como um grande cassino.
Se isso não ocorrer veremos no futuro novamente as pessoas físicas pagando a conta da irresponsabilidade especulativa.
O engraçado deste enredo do medo é o papel contraditório do Fed. Na alta da especulação imobiliária e financeira dos últimos anos, as instituições (estas mesmas que agora estão quebrando) apresentavam lucros vultosos. Agora, na baixa, o socorro deve ser dado pelo estado.
A impressão que fica é que está ocorrendo uma socialização do capitalismo. Em 1989, a queda do muro de Berlim, simbolizou o desmoronamento do comunismo. Será que agora estamos diante de uma nova realidade política e social, com a queda de um outro muro… (“Wall” Street) ?
Amigos, desculpem este meu devaneio político e econômico. Sei que o blog não tem esta finalidade, mas me senti instigado em apresentar minhas inquietudes.
.
















18 de setembro de 2008 às 18:14
A especulação de forma moderada sempre e positiva no mercado pois da liquidez ao sistema.
Mas Christian, infelizmente no capitalismo uns tem que perder para outros ganharem.O dinheiro não aparece do nada.E que entrou no mercado deve ter a noçao que ele esta “tirando” dinheiro de outra pessoa.
O blog ta ficando cada vez melhor,parabéns.
Abraço
Alexandre
18 de setembro de 2008 às 19:15
Fala Christian!
Desculpar pelo devaneio?! Achei o texto excelente!
Só acho que o FED não é nenhum herói, e sim o vilão, afinal ele está usando o dinheiro do povo, para consertar as bobagens que os “amiguinhos” dele (FED) fizeram durante esses anos todos. O problema é que o dinheiro acabou, e agora o Tesouro está tendo que fazer leilões para resolver esse problema!
Outra detalhe…não sei se estou ficando pessimista, na verdade acho que estou sendo realista, mas não acho que a alta de hoje do Ibovespa seja só por causa da medida coordenada dos BC’s do mundo. Acho que o fechamento das posições vendidas, devido as novas regras impostas pelo SEC, ajudaram (e muito!) os mercados hoje.
Abraço
Gelo
18 de setembro de 2008 às 20:14
Olá Alexandre,
obrigado pelos elogios.
Sem dúvida, a especulação é essencial para a liquidez de qualquer mercado. Mas o que ocorreu no passado recente é um exagero sem precedentes.
A especulação é necessária mas é preciso que haja uma regulamentação mais apropriada.
Grande Abraço
18 de setembro de 2008 às 20:19
Olá Gelo,
sem dúvida, o Fed é o grande responsável por este crash.
Chamá-lo de herói tinha um certo sarcasmo da minha parte.
Sobre o movimento de hoje, a grande euforia foi puxada pela matéria da NBC informando que o tesouro americano tem interesse de criar uma nova empresa estatal para comprar todos estes títulos podres.
A notícia ainda não foi confirmada, mas também não foi negada.
Grande Abraço
18 de setembro de 2008 às 20:36
Boa noite a todos,
É verdade que o FED tem a sua parcela de culpa, entretanto poucas pessoas criticavam as suas decisões antes da crise de crédito/liquidez, poucos mesmo.
Sobre a regulamentação essa é uma história que sempre vira polêmica nessas épocas, agora clamamos por mais regulamentação e depois quando esquecemos tudo de que passamos pedimos maior liberdade, e sempre que ocorrem novas regulamentações sempre é uma resposta ao problema e nunca uma atitude pró-ativa.
Seria muito complexo falar sobre a socialização do capitalismo e uma nova era da economia/poítica mundial em um punhado de frases. Apenas gostaria de convidar os colegas a fazer um reflexo sobre o que aconteceria se o FED não estivesse salvando as instituições financeiras? Talvez não teríamos mercado para opera amanhã! Está certo que é o contribuinte que está bancando isso mas será que ele não está perdendo alguns dólares agora para ganhar mais depois, imagina o estrago que seria se o mercado realmente entrasse em colapso. Provavelmente muitos perderiam o emprego e suas economias, a questão não é tão simples assim, eu sinceramente aplaudo a atuação do FED em evitar uma crise maior, suas atitudes tem sido de suma importância para manutenção do estado atual dos mercados, simplesmente não tem como imaginar se AIG quebrasse e levasse muita gente junto.
Enfim, são apenas algumas considerações.
18 de setembro de 2008 às 21:52
Grande Julius,
finalmente apareceu por aqui…. ehehe
concordo completamente com seu comentário. Sem dúvida, no estágio que o problema alcançou o Fed não tinha outra alternativa, a não ser abrir o cofre.
O grande erro do Fed ao meu ver, foi a irresponsabilidade de crédito fácil dos últimos anos nos EUA. Com os juros tão baixos até 2006, os americanos assumiram dívidas inegociáveis. E a bolha explodiu agora.
Além do que uma regulamentação mais severa poderia evitar alguns exageros especulativos.
Julius, agora que já estreou comentando, aguardo cada vez mais sua participação por aqui.
Grande Abraço
18 de setembro de 2008 às 22:20
Julius Clarence é boa.
HAHAHAHAHAHA
18 de setembro de 2008 às 22:35
Olá Christian. Legal os seus devaneios. Realmente é para se pensar mesmo, “capitalismo sim…pero no mucho”…hehehe.
Grande abraço
18 de setembro de 2008 às 23:37
eu me divirto com os motivos que dao pras subidas e descidas do dia.n importa se tem fed,quebra de banco etc.a bolsa eh a mesma.qd sobe muito ela cai muito e qd cai muito ela sobe muito.quem compra acoes precisa saber disso e nao dar trela pra noticiario.recomendo o livro investidor inteligente, axiomas de zurique e principalmente o faca fortuna com acoes.quem leu os 3 esta rindo muito, como eu, de tudo isso.daqui a 5 anos eu nem vo me lembrar disso…abracos a todos,adoro esse site
19 de setembro de 2008 às 0:19
Mestre Christian…
Devaneios sempre são feitos em momentos extremos – crises, festas, bares! kkkkkkkk
Acho legal isso, quando tudo está normal seguimos o normal, porém o difrente sempre nos traz novos pensamentos e é fundamental pensar neles e discuti-los com os amigos. Legal ter usado o espaço do blog pra isso, eu entrei aqui hoje para ver algum comentário sobre o mercado, e esperava tudo, menos um comentário como esse. O que é excelente.
Na verdade o mercado está em um momento mecânico e de oscilações maravilhosas, não há o que falar dele é puro trade.
Meu devaneio: Capital e pobreza andam juntos, porém não de mão dadas. O subprime foi uma tentativa de caridade do capital… é uma piada isso. O FED resolveu fazer responsabilidade social… kkkkkk… aiai!
O mercado também tem seu lado de “homem cordial” – lembrando Sérgio Barque de Holanda, “aqui todo mundo pode”, mas antes tem que pedir benção! heheheeh Não pediu benção é tchau!
Nos EUA parece que começaram a fazer aquela brincadeira do jardim de infância, temos 10 crianças e 9 cadeiras, a cada hora que a música para um saí fora. kkkkkkkkkkkkkkkkkk Nesse fds que passou resolveram tirar 2 cadeiras de uma vez só… esses americanos, nem sabem brincar!
Como diria o amigo Coringa, um pouo de caos é fundamental na sociedade. Sinceramente, concordo com ele!
Agora falando sério. O mercado esté sempre um passo a frente do resto, é assim que o mercado é, ele não antecipa o movimento do mundo, ele cria o movimento. Como disse o “Julius” muita gente iria quebrar senão houvesse esse socorro… de certa forma, é isso que a bolsa demonstra, ela demonstra o bem e o mal do mundo nas suas formas mais claras. Acho que os BCs se baseiam mais nelas do que elas neles. O BC é um resultado do movimento… ao passo que a bolsa é a fonte do movimento, ele vai controlar essa crise e vai estipular novas regras, mas nós (seres humanos, sendentos por riqueza) vamos descobrir meios que levem a um próximo passo, e há um novo ciclo.
Existe uma excelente frase de Sartre sobre esse comportamento humano, mas não me lembro agora.
Bom, já bati o cartão do dia. Boa noite a todos!
19 de setembro de 2008 às 9:30
As crises são cíclicas e o mercado precisa (e se alimenta delas). A estabilidade eterna e a previsibilidade anulariam as apostas e as regras do jogo, e ele acabaria.
As razões para as crises é que variam, de tempos em tempos. Pedir socorro ao dinheiro público e ser atendido às vésperas de uma eleição presidencial??? Hummmmmmmm. Aí tem “coisa”…
19 de setembro de 2008 às 9:43
Aproveitando o gancho do CHR sobre regulamentação, vale a pena ler um artigo recente do Stephen Kanitz (http://www.kanitz.com/domes/incompetencia_economica.htm), em que bota o dedo na ferida daqueles que ditavam as regras do mercado e agora estão pedindo arrego. Bom dia a todos!
19 de setembro de 2008 às 23:20
Opa Christian… Parabens pela observação…
O ruim é usar o dinheiro do contribuinte para sanear caixas de banqueiros… infelizmente isso foi necessário. Realmente é necessário uma revisão sobre a regulamentação e transparencia do sistema. No Brasil ainda me sinto confortavel. espero que continuemos assim.
Parabens o site sempre melhora.
Abraços
21 de setembro de 2008 às 12:47
Christian,
Você poderia por favor comentar o canal de alta para o período 1963 – 2008.
Existe uma teoria que o ciclo de baixa iniciado agora vai até +-30000 pontos.
O que você acha?
Abr Wiliam
23 de setembro de 2008 às 12:25
Olá, Crhistian!
Penso como o amigo Ricardo que comentou aqui em cima…
Pensemos:
Quando existe um sentimento geral de “crise” em que todo mundo fica pessimista e muitas vezes desesperado, o mercado vende desesperadamente, e faz com isso os preços despencarem, como estamos vivenciando agora.
Já sabemos que a massa é emocional, ou, dizendo de outra forma, pouco racional. Compra e vende mais por emoção (ambição ou medo) do que por razões concretas (se a empresa é boa ou ruim, barata ou cara).
Os preços caem porque subiram demais, simples assim.
Para que alguém venda, alguém tem que comprar.
Então, agora eu pergunto:
- Quem está vendendo, e quem está comprando?
Fácil a resposta, não é?
Quem está comprando, quando o mercado inteiro está desesperadamente jogando os preços cada vez mais baixo, são os investidores em valor.
Hora, chega um momento em que os níveis de preços ficam atraentes, as boas empresas ficam a preços interessantes, e simplesmente aparece um monte de gente com dinheiro de verdade com enorme interesse em fazer parte da sociedade destas boas empresas.
Agora, as ações de empresas ruins, essas realmente merecem o castigo, e junto com elas seus sócios incautos.
Abraços,
Leitão
23 de setembro de 2008 às 12:26
Outro artigo que comentei, vai de encontro ao a isso também…
Vou colocar apenas o link, para facilitar.
http://leitaoemacao.wordpress.com/2008/09/11/ibov-grafico-historico-de sde-1963-dolarizado/
Abraço,
Leitão