Fluxo 10 Mais - Corretoras
Publicado em 11.08.2008 por CHRistian na(s) categoria(s) Fluxo Investidores, Pensamentos
Na análise em vídeo desta semana, ficou faltando apresentar os gráficos do Fluxo das 10 Mais. Seguem abaixo :
O que percebemos, tanto no gráfico diário como no semanal, é que recentemente os gringos diminuíram a pressão vendedora. Apesar da divergência gritante em relação ao Ibov, ainda é cedo (devido ao curto histórico do estudo) para declararmos que estamos diante de uma reversão. Inclusive o volume na maioria dos ativos foi muito pequeno.
Abaixo segue a relação das ações em destaque no estudo do Fluxo das 10 Mais, na semana passada:

Interessante o movimento de arbitragem realizado pelos estrangeiros na Petrobras, comprando PETR3 e vendendo PETR4.
Outro detalhe é a ausência da VALE5 na ponta vendedora. Nas últimas três semanas, o papel havía sido o destaque no saldo negativo. Semana passada a VALE5 fechou com um saldo positivo de mais de R$12 milhões. Pouco, se imaginarmos o volume médio diário do papel (R$ 700 milhões). Mas o fato de parar de “sangrar”, já é gratificante.
Por fim, queria mostrar um acompanhamento do Fluxo das 10 Mais dividido por corretora.
Nos gráficos acima, nota-se que na maioria das corretoras o fluxo parou de cair. A única excessão é o Morgan Stanley, que continua com um movimento decrescente. Na outra ponta, o JP Morgan e o Credit já apresentaram uma entrada de compradores de forma mais consistente.
Como já comentamos aqui em outra ocasião, me parece muito improvável que tenhamos um movimento altista simultaneamente em todas as dez corretoras que compõem o estudo. Até porque, me parece muito natural, que muitas delas realizem inclusive operações em conjunto. O importante é tentarmos pegar o grosso do movimento e identificarmos a tendência.
Se quiser entender mais sobre o Fluxo das 10 Mais, leia o artigo que deu origem ao estudo, clicando aqui.
.















11 de agosto de 2008 às 14:54
Falae CHR.
Conforme você comentou no video, devemos testar os 53k sim … pois agora já estamos em 55.236 (abaixo do suporte de 55.300). Segura peão
11 de agosto de 2008 às 15:52
Fala Christian!
Interessante o movimento dos gringos. Será que eles vão deixar o IBOV respirar?
Assim que bati o olho na tabela, fiquei curioso, e gostaria que vc me explicasse se possível, a arbitragem na Petro. Sei que eles estão vendendo a 4 e comprando a 3, mas não entendo o que eles ganham nessa operação…
Abraço e bons trades!
Gelo
PS: Ontem não passei por aqui e não pude desejar um feliz dia dos pais a todos, então deixo aqui registrado os meus parabéns a todos os pais leitores do blog. Se não me engano vc é papai né Christian?
11 de agosto de 2008 às 16:58
Olá Gelo,
sim, sou pai. Tenho uma filhinha de 3 aninhos. Sem dúvida, um presente iluminado. Com ela, fica fácil superar qualquer escorregão do mercado. ehehe
Nas arbitragens os players costumam ganhar no spread da duas ações envolvidas.
A algum tempo, escrevi este artigo:
http://www.chrinvestor.com/2007/09/12/longshort-o-que-isso/
Acho que esclarece bastante a questão.
Qualquer dúvida é só falar.
Grande Abraço
11 de agosto de 2008 às 18:34
Fala Dr. Christian,
O homem que vê o mercado como o Neel da filme “The Matrix”… kkkk
Adorei esse seu novo post com o fluxo das 10 mais dividido por corretoras. A Morgan realmente está fuzilando o nosso mercado. Só não sei se têm tanto papel assim na carteira ou estão operando vendidos. O que vc acha?
Abração
11 de agosto de 2008 às 19:11
Olá Paulo,
pra dizer a verdade, acho que eles tem muito mais em carteira.
Hoje aliás a Morgan não fechou negativa. Assim como o fluxo das 10 Mais (+R$130 milhões). No acumulado começa a se configurar uma divergência também.
Grande Abraço
11 de agosto de 2008 às 19:26
Christian,
Parabéns pelo seus videos, tomei conhecimentono no site do ADVFN, e venho acompanhando seus comentários semanais, faço meus controles de fluxo também, desde junho/08, qdo começamos com esta retirada “em massa” dos estrangeiros do mercado aqui na Bovespa. Minha conclusão é simplista, somente de um investidor, porém gostaria de compartilhar com vcs a respeito: Vamos supor que estamos nos EUA e teríamos alguns US$ para investir no mercado financeiro em qualquer parte do mundo.
Situação 1: dólar com desvalorização constante, INDU sofrendo mais com os solavancos do sub-prime em suas ações, se tivessemos a opção de comprar ações da Bovespa, por exemplo, com o Real valorizando frente ao dólar, mercado baseado em commodities, que estão em constante valorização ( porém não tão acentuadas ainda ), somente com a entrada de capital no Brasil comprando Real, sem compra nenhuma de ações, já há o ganho do câmbio, e ainda a grande oportunidade de alavancar os ganhos com as compras das ações brasileiras vinculadas em commodities.
Situação 2: Dólar se valorizando, com provavel manutenção desta valorização perante as moedas no mundo, INDU em recuperação gráfica de suas principais ações, qualidade e quantidade das informações para tomadas de decisões muito maiores (pelo fato de ser o seu país - lembra estamos nos EUA), as ações das principais empresas de seu país, maiores do mundo, se encontram com preços em US$, altamente atrativas, comparadas as do resto do mundo no mesmo segmento.
Esta situação 2 acredito ser a que estamos passando HOJE, faço então a seguinte pergunta: VOCÊ TIRARIA DINHEIRO (US$) DE SEU PAÍS PARA INVESTIR EM ALGUM OUTRO PAÍS NO MUNDO NO CENÁRIO ATUAL ??? EU NÃO!!!
11 de agosto de 2008 às 22:17
Mais fica a dúvida, está perto do “fim do tunel” ???
Já rolei os gráficos na advfn e nunca ví uma queda tão grande em petro e vale, será que vai passar de 50% ???
Ai vejo um problemão, imagina os resgates milionários dos fundos de investimento??? Vai ser o cáos !!!
E as empresas dando lucro !!!
12 de agosto de 2008 às 12:09
Olá Luiz Molez,
obrigado pelos elogios. Fico feliz que goste dos vídeos e artigos.
Você tem razão. A situação é exatamente esta que você retratou. A questão é até quando ela durará ? Os mercados sempre trabalham em cima de expectativas.
Vamos acompanhando.
Grande Abraço
12 de agosto de 2008 às 12:11
Olá Ivan,
acabei de escrever um artigo agora ( O momento é agora ! ) que no fundo acaba que respondendo essa tua pergunta. Pelo menos, eu expus como vejo a atual situação do mercado sob uma ótica de investimento no longo prazo.
Grande Abraço
12 de agosto de 2008 às 17:41
Olá, Christian
De qual site você tira as informações sobre o fluxo destas corretoras, eles são liberados sem atraso ou há alguns dias de atraso?
Um abraço.
12 de agosto de 2008 às 20:27
Fala Christian!
O que eu não entendi nessa arbitragem, é que eles estão comprando uma e vendendo a outra. Até consigo entender uma operação long/short da forma como foi colocado no seu outro artigo (que aliás eu não conhecia e achei muito bom), mas naõ acho que essa se encaixe em nenhuma das modalidades, vc não acha?
To longe do meu micro agora, mas acho que a arbitragem deve ser mais interessante quando a correlação entre os papéis é inversa (ou baixa). A correlação positiva (ou alta) só seria interessante no caso de hedge, certo ou falei besteira?
Abraço e bons trades!
Gelo
13 de agosto de 2008 às 10:42
Olá Jefferson,
As informações das corretoras são retiradas de plataformas gráficas (Profit, Ae Broadcast e CMA).
Grande Abraço
13 de agosto de 2008 às 10:49
Olá Gelo,
difícil saber ao certo o que os gringos estão fazendo.
Mas veja bem, uma operação de hedge, deve ter necessariamente uma correlação negativa, se não não seria uma “proteção”, correto ?
Sobre a arbitragem você tem razão. Olhando para o movimento das cotações entre a PETR3 e PETR4, não me parece possível esta estratégia. Pelo menos por enquanto…
Grande Abraço
13 de agosto de 2008 às 15:23
Fala Christian!
Vc está certo sim! Para hedge só interessa a correlação negativa. Uma correlação positiva seria a mesma coisa que comprar uma ação só, afinal ou as duas sobem, ou as duas caem…ou andam de lado!
Valeu pela explicação e paciência com as minhas dúvidas.
Abraço e bons trades.
Gelo