Análise Semanal 26/07
Publicado em 26.07.2008 por CHRistian na(s) categoria(s) Análises, Análises semanais
Fechamento semanal das principais bolsas no mundo:
Painel de eventos da semana:
Apresentação em vídeo
.
Parte 1 - Ibov, IVBX, Fluxo Bovespa e BMF, Fluxo 10 Mais, LAD Ibov, IBX e Mercado.
Parte 2 - Dow Jones, S&P500, Nasdaq, New Highs New Lows, , Petróleo, CRB, Goldman Sachs Industrial Metal Prices e Juros Futuros.
Parte 3 - Ativos: PETR4 - VALE5 - CSNA3 - CCRO3 - CSAN3 - RDCD3
Para ver os vídeos: Clique na imagem. Abrirá uma nova janela e clique no play.
.


















26 de julho de 2008 às 13:47
Christian,
Alguns analistas estão dizendo em suas análises que os estrangeiros também estão utilizando corretoras nacionais para despejar suas ações no mercado.
Se isso realmente estiver ocorrendo, a análise do fluxo das 10 mais, que por sinal é uma ótima análise, ficaria prejudicado.
Como você vê isso? Acha que realmente isso está ocorrendo, principalmente em papéis como vale e petro?
Abraços!
26 de julho de 2008 às 13:51
Olá Chrinstian!
Semana de indecisão, conforme tuas análises. Talvez tenhamos uma reação da Petro. Estou pensando seriamente em operar com ela no intraday. Gostaria se possível um comentário seu sobre as ações que julgo subirem bem na próxima semana, em que vou arriscar um swingtrade, que seriam: LAME4, VIVO4, GFSA3, GOLL4 e TAMM4. Os bancos não recomendo, porque alguns apresentam até um engolfo de baixa.
Um abraço!
26 de julho de 2008 às 14:37
Fala Dr. Christian,
Análises especulares como sempre. Me diga por favor: quais são as 10 corretoras que vc está usando para o cálculo do fluxo das 10 mais?
26 de julho de 2008 às 14:46
Christian, só mais uma dúvida: por que o fluxo das 10 mais mostra uma entrada de força compradora de estrangeiros no IBOV na última semana enquanto que os dados da bovespa não mostram isso?
Abração.
26 de julho de 2008 às 17:46
Christian, não sei se eu quero que chego logo as sextas-feiras por causa do vinho ou por suas análises. Precisas como sempre.
Pergunta: onde vc consegue estes dados das 10 mais?
Abração
31 de julho de 2008 às 19:00
Amigo, queria saber se o rompimento que se deu quinta feira do canal de alta do ibov se deu exclusivamente pela taxa da selic, e se acredita em tal rompimento ou voltaremos a subir? abçs
quero leva CSNA3 E PETR4 o que me diz?
31 de julho de 2008 às 19:03
Olá Eduardo,
esta questão não é recente. Os estrangeiros sempre operaram com corretoras nacionais também. O intuito é exatamente aquele de tentar não revelar as verdadeiras intenções.
Quando iniciei o estudo do Fluxo das 10 Mais sabia desta questão. Mesmo assim queria pegar o “grosso” do movimento e não me ater a movimentos paralelos.
Se vai dar certo, eu não sei. Espero pelo menos que ele nos ajude a identificar o caminho do smart money.
Grande Abraço
31 de julho de 2008 às 19:04
Olá Francisco,
destas ações que você citou, tenho preferência pela GFSA3, que ainda está devendo um movimento mais forte. (inclusive estou especulando nela)
A LAME4 está muito forte também. Inclusive o movimento dela no Fluxo das 10 Mais foi bem interessante. Os gringos vem comprando pesado a 2 semanas. Mas se aproxima de uma resistência importante nos 12,00.
Aéreas se beneficiando da desvalorização do dólar. Como acredito que o petróleo vai encontrar um suporte pesado nos 120,00, a alta recente da Tam e da Gol pode ficar comprometida.
Vivo4, ainda não me deu sinais de reversão ou repique.
Grande Abraço
31 de julho de 2008 às 19:06
Olá Paulo,
dê uma olhada no artigo onde expliquei o estudo : http://chrinvestor.com/2008/06/23/fluxo-das-10-mais/
Essa outra questão que você levantou é interessante.
Vale lembrar que os dados da bovespa tem uma defasagem de dois dias. Portanto a comparação precisa ser ajustada. De qualquer forma você tem razão existe sim uma pequena distorção. Vamos ver como vai evoluir no próxima semana.
Grande Abraço
–
Olá Mauricio,
fico feliz que goste das análises, mas sem dúvida um bom Cabernet não tem comparação !
Os dados são obtidos através das plataformas Profit, CMA e AE Broadcast.
Grande Abraço
–
Olá Ivar,
não acredito que a selic tenha tido uma influência decisiva para o rompimento. O aumento da selic é claro influenciará os investimentos em bolsa, mas não acredito em uma ação tão imediatista.
Essa semana teremos uma resposta mais precisa sobre o rompimento. Mas uma coisa é certa, a tendência primária de alta corre um sério risco de ser perdida.
Sobre as ações citadas, lamento, mas não posso te ajudar. O aconselhamento nos investimentos depende de muito fatores. Inclusive já falei diversas isso por aqui.
Grande Abraço
–
Olá Ivan,
as tuas perguntas envolvem vários aspectos e infelizmente eu não os conheço.
Se você comprou as ações visando fazer trading e agora quer fazer preço médio para baixo, pode ter certeza que você está errando. Por não querer assumir o prejuízo está transformando um trading em investimento.
Se você está montando uma carteira de acumulação, aí sim. O momento certo é comprar agora, paulatinamente.
Grande Abraço
31 de julho de 2008 às 19:07
Ola Christian,
Mais uma vez, análises fantásticas, como disse anteriormente, fico aguardando o sábado para ver seus comentários e fico sempre satisfeito. Uma pergunta, agora é momento para comprar pensando a longo prazo (PETRO, VALE, CSN, USIM) ou você acha que cai ainda mais?
O bicho ta pegando!!
Abraços
31 de julho de 2008 às 19:09
Olá outa vez!
Ontem abrindo dei de cara com a seguinte notícia:
Governo dos EUA fecha dois bancos
Sáb, 26 Jul, 19h43
Dois bancos que operavam nos Estados de Nevada, Arizona e Califórnia, no oeste dos Estados Unidos, foram fechados hoje pela autoridade regulatória do setor por conta da crise do setor. A Sociedade Federal de Seguro de Depósito (FDIC), agência pública que garante os depósitos bancários, fechou os bancos First National Bank of Nevada e o First Heritage Bank N.A.
A FDIC informou que esta seria a medida de menor custo possível e que todos os correntistas, incluindo os fundos, serão transferidos para o banco Mutual of Omaha, “com o montante total de seus depósitos”. Até o dia 30 de junho, os ativos dos dois bancos fechados somava US$ 3,6 bilhões, ante US$ 4,1 bilhões registrados seis meses atrás.
Bill Uffelman, da Associação dos Bancos de Nevada, disse hoje que a medida da FDIC reflete o momento atual da economia norte-americana. Uffelman alertou ainda para o reflexo da medida sobre o consumidor. Ele lembrou que quando as autoridades norte-americanas fecharam as unidades do banco IndyMac Bank inúmeros correntistas permaneceram horas na fila para retirar os recursos depositados no banco.
Tudo leva a crer que teremos uma segunda com fortes baixas, principalmente do setor bancário. E você sabe, quando isto acontece é o caos
Se puder comente mais este assunto.
Um abraço!
31 de julho de 2008 às 19:10
Olá Francisco,
você tem razão. A notícia traz mais incertezas para a crise.
Mas por outro lado, a aprovação do pacote emergencial aprovado pelo senado americano (também neste sábado) visando ajudar a Freddie Mac e a Fannie Mae, pode acalmar os ânimos.
Saber como isso vai influenciar os mercados, confesso que é uma incógnita.
Grande Abraço
31 de julho de 2008 às 19:11
Sou fã do blog.
Poderia comentar ARCZ6? para o curtíssimo prazo?
Saúde e paz,
Othon
31 de julho de 2008 às 19:13
Fala CHR, blz?
Mais uma vez parabens pelos videos!!
No graf diario de petr4, existe a possibilidade de um OCO?
Digo isso pela formação praticamente simétrica.
Valeu
31 de julho de 2008 às 19:15
Oi Christian, já acompanho os vídeos, porém me esqueci do que se trata a LAD do mercado, pode explicar?
abs
31 de julho de 2008 às 19:16
Olá Christian!
Parabéns pelas análises!
Muito objetivas, sempre com bons fundamentos e abordando os pontos-chave do mercado. Têm me ajudado muito na leitura e entendimento do sobe-desce da bolsa.
Virei um leitor assíduo de seu blog.
Nas últimas análises você tem falado sempre da CSN, com correção dos preços mas com entrada contínua de capital estrangeiro. Pode parecer uma incoerência, ação caindo com a entrada dos estrangeiros. Mas estão especulando sobre a venda da Mina Casa de Pedra que pode sair a qualquer momento e promete ser uma das maiores captações do ano. Falaram numa espécie de IPO da mina e os estrangeiros estariam acumulando o papel, só aguardando esta notícia. Saberia dizer alguma coisa sobre este assunto? Isso explicaria a entrada “deles”?
Com relação a Petr4 e Vale5 tenho acompanhado a venda de opções a descoberto e o volume é assustador. Estão vendendo séries cada vez menores, não acredito numa retomada dos preços no curto prazo. O que acha?
Abraço e meus parabéns novamente!
Luiz.
31 de julho de 2008 às 19:19
Fala Christian!
Mais uma vez a análise ficou excelente! Parabéns pela RDCD3, ta quase lá!
Realmente essa semana o IBOV perdeu um suporte importante na vertical (58000), mas discordo de vc, quanto ao canal de alta que vem desde 2004. Tb tenho esse canal traçado, mas percebi que nosso “ângulo” é diferente. Hospedei o meu num site, da uma olhada: http://img180.imageshack.us/img180/3931/ibovtq6.jpg
Se vc reparar o candle de sexta (pelo meu gráfico) toca nesse canal e reage. Se isso é sinal de reversão eu não sei, mas confesso que o volume não ajuda, conforme vc mencionou.
Mais uma vez o Fluxo das 10 Mais mostrando ser uma excelente ferramenta de análise. Já que a BOVESPA não ajuda a gente, o CHR ajuda!!rs. Interessante o movimento na CCRO… Vc atualiza o Fluxo diariamente? Se sim, não teria como postar essa planilha? Ou colocar em algum lugar…não sei bem onde mas podemos pensar numa solução. Confesso que cada dia que passa tenho vontade de assinar o CMA, Profit e AE para tentar chegar lá…rs
Ah! Não conhecia o gráfico das commodities (Goldman Sachs). Obrigado por mais essa informação!
Abraço e bons trades!
Gelo
31 de julho de 2008 às 19:21
Olá Trader,
existe sim. Olho na resistência dos 43,60 / 44,00.
Aliás se observar a maioria das bluechips podem apresentar essa formação.
Grande Abraço
–
Olá Luiz,
sobre a CSN, tenho chamado a atenção exatamente pela divergência com o capital dos estrangeiros. Essa questão da Casa da Pedra pode ser uma explicação. Outra, inclusive citada aqui no blog por um leitor, foi o programa de recompra da empresa coordenado pelo Credit.
Tanto a Vale como a Petro somente irão se levantar com a entrada dos gringos. Por isso minha fixação em desenvolver estudos para que consigamos acompanhar a movimentação deles.
Grande Abraço
–
Olá Bruno,
a LAD é a linha de avanço e declínio. Considera-se todas as ações que subiram menos as ações que caíram. O saldo é acumulativo.
Grande Abraço
–
Olá Gelo,
antes de mais nada, obrigado por compartilhar o seu estudo conosco.
Aliás sempre que quiser pode usar o servidor do CHR Investor, basta me enviar a imagem por email, com os seus comentários que eu posto aqui.
A idéia é exatamente esta. Discutirmos sobre o mercado.
Aliás o convite se estende a todos !
Sobre o canal, acho que não devemos nos ater a um ponto específico. O importante é o movimento de rompimento como um todo, seja ele nos 58k ou nos 56,5k.
Sim, atualizo o fluxo diariamente. Ainda não considero que seja suficiente o histórico de dados do estudo para que possamos concluir algo sobre a sua eficiência. Mas vamos em frente…
Grande Abraço
31 de julho de 2008 às 19:27
Gelo,
Descobri porque seu canal está diferente ele está em escala linear, onde se sobe de 1 pra 2 reais tem a mesma distância que uma alta de 51 pra 52 reais.
Na logarítmica as distâncias são de acordo com a variação percentual, ou seja tem um espaço bem maior de 1 pra 2 reais que de 51 pra 52 reais.
Várias pessoas tem encontrado divergências nesses canais justamente por isso, creio que pra LP principalmente o melhor é a escala log.
abs
31 de julho de 2008 às 19:31
Fala Bruno!
Assim como vc eu utilizo a escala logarítmica para gráficos de LP.
Se vc reparar no gráfico que postei, vai perceber que a distância dos 20 para os 30k é diferente da distância dos 60 para 70k. O problema é que a figura ta apertada e, num primeiro momento, não da para perceber direito o tipo de escala utilizado. Mesmo assim valeu pelo toque!
Concordo que para a LP a escala logarítmica é a melhor.
Abraço e bons trades!
Gelo