Depoimentos - Francisco Zanette
Publicado em 22.07.2008 por CHRistian na(s) categoria(s) Depoimentos
Seguem os depoimentos dos amigos participantes do blog. Agora é a vez do Francisco Zanette.
Vale muito a leitura, principalmente considerando a experiência de daytrader que ele nos relata. Obrigado, Francisco.
Carta aos leitores
Antes um histórico pessoal. Sou engenheiro civil, mas não exercito mais a profissão, em função principalmente dos tetos salariais do setor. Os possíveis ganhos na bolsa me pareceram muito atraentes, porque não existem limites nem tetos. Como estou com 50 anos, não tenho tempo a perder se quiser ter uma aposentadoria digna. Comecei a operar no mercado em outubro do ano passado, sem ter nenhum conhecimento mais profundo do assunto, a não ser as notícias do canal Bloomberg. Opero no Home Broker, desde então em full time. Sou daytrader, apesar da não recomendação geral. Tentei até trabalhar swing trader, mas com o mercado volátil não dá. Tenho como meta ganhos de 10% ao mês, e vi que o único meio de alcançar esta meta é no daytrade. A vida do daytrader não é fácil, mas existem lucros grandes para quem não se esforça muito? Nos dois primeiros meses tive um prejuízo considerável, mas não desanimei. Sou autodidata e a bolsa, a princípio, me pareceu um assunto extraordinário. Outra característica minha é a facilidade que tenho em observar padrões. Acho que é loucura ter este comportamento, mas no caso da bolsa de valores julgo ser de vital importância para a sobrevivência no mercado. Outra coisa que faço constantemente é reengenharia, pego métodos antigos e os aprimoro. Gosto muito das técnicas de Gauss, ele era um matemático que utilizava todas as possibilidades, inclusive as absurdas para resolver suas equações. Era um gênio, muito além de sua época. Mas voltando ao meu histórico, em dezembro resolvi aplicar todos os meus recursos na bolsa.
A princípio só tive prejuízos, que cresciam a cada dia. Foi então que fui na expomoney, indicação de um cunhado meu. Lá ouvi apenas duas palestras, a do Home Broker do Banif e a palestra do Stormer. Aquilo me abriu os olhos sobre as AT e não parei mais de estudar. Foi então que descobri, pesquisando na internet, o site da ADVFN. Assinei o plano de $10.00 e comecei pela primeira vez me guiar pelos gráficos. Abria os gráficos de várias ações ao mesmo tempo, o que me criou uma dificuldade grande de visualização. Foi então ai que comecei a aumentar o número de monitores (hoje opero com cinco). A AT e o livro de oferta me deram uma visão nova do mercado, mas mesmo assim não conseguia ter saldo positivo em meus trades. Resolvi então explorar todos os indicadores disponíveis no site. Aí me veio a idéia de utilizar o MACD e como estava período de 1 Minuto, Eureka. Fiz inúmeros testes e fiquei tão animado que fechei todas as posições das ações que estava, mesmo com prejuízo, para centralizar as aplicações unicamente na PETR4. Comecei a ter sucesso nas negociações. Tinha criado um sistema bastante confiável.Notei também que o Ibov e a Petro estavam colados no Dow, então abria estes três gráficos, para decidir as entradas e saídas. Em função da dificuldade da digitação do valor exato de compra ou venda, me veio a idéia de enviar as ordens com preço a maior ou a menor valor, o que é fundamental para aumentar os lucros ou minimizar as perdas. O nervosismo normalmente faz estragos na digitação de preços e há muita perda de tempo e oportunidades. No mês seguinte (janeiro) não tive o mesmo sucesso, nem a disciplina dos dias anteriores. Deu tudo errado. Havia me esquecido da AT e me vi fazendo mais de 20 trades curtos por dia, totalmente emocionalmente. Para complicar ainda mais a plataforma de dados do ADVFN começou a dar pau, atrasando os dados ou até mesmo ficando inoperante. Para piorar a bolsa começou a despencar e eu desesperado, me atirei como um loco ao mercado, tentando recuperação, o que resultou em uma perda de 40K no mês. Do céu ao inferno em 30 dias. Minha mulher queria me internar. Em fevereiro caí em mim e comecei a fazer swingtrade ou no máximo dois trades por dia. Perdi a fé em mim mesmo e comecei a ter a pior emoção para um daytrader: o medo. Deu resultado parcial a mudança de estratégia, pelo menos não perdia mais, mas em compensação, também não ganhava. Em março comecei a operar com uma plataforma operacional profissional, o ProfitchartRt da Nelogica que fez uma grande diferença. Mas mesmo assim tinha abandonado totalmente o Macd e já estava sem esperanças. Nos meses de março e abril tive finalmente lucro, mas operando quase que no sentimento e com toneladas de análises fundamentalistas, e respeitando muito as previsões para o mercado do mestre Christian na escolha do ativo que operaria no dia. Sempre procurando incansavelmente saber o que eu fizera anteriormente que tinha dado certo. Tentei outros métodos, e analisei cada trade errado feito. No final de abril consegui relembrar o que tinha acontecido. Era o Macd. Vi também que apenas o Macd não era suficiente para uma entrada segura, visto que nos dias de forte e constante baixa, o Macd mostra muitas entradas falsas, já que a tendência parece que vai mudar e continua em queda. O fato que atrapalha o Macd é a desova de ações que estes fundos estrangeiros fazem nas blue chips. Outra coisa é que eu não conseguia pegar eram os grandes lucros nas subidas fortes, já, que como sabemos, as subidas longas formam um canal de alta, com subidas grandes e descidas pequenas, como descreve Eliot. Um dos meus principais problemas é que não consigo aplicar stops. Por isso minhas entradas têm que ser perfeitas.
Quando a ação começa a cair fico congelado. Sou otimista demais. Acrescente as AT duas médias móveis exponenciais de 21 e 60 períodos de 1 minuto também, superpostas aos gráficos de candles. O que resolve a dúvida da decisão nas decidas e subidas prolongadas. Tenho diversificado um pouco os ativos de aplicação, visto que as blue chips no momento estão em queda livre. Obs: tenho aplicado mais na GGBR4, que está distribuindo mais lucros no intraday. Descartei totalmente a PETR4, já que ela está muito nervosa, distribuindo muito pouco pelo risco que é estar nela. Tenho aplicado na Braskem e na Vivo, que às vezes contrariam o mercado. Utilizo ainda o ADVFN que é a única plataforma que mostra no intraday as ADRS. Se você quer ser um daytrader, não pense que é um caminho fácil. Antes de se arriscar leve em contas que a nossa bolsa é basicamente composta de 11 papéis com a liquidez necessária para o daytrade. São eles: PETRO 3/4, VALE 3/5, CSNA, GGBR, USIM, BBAS, ITAU, BBDC e UBBR. Os riscos das outras são imensos, pois a baixa liquidez faz com que qualquer fundo (diga-se de passagem, que 75% dos investidores, são corretoras e administradores de fundos estrangeiros como Morgan, Credit, Merril, etc. ou fundos e instituições nacionais), derrube a cotação mais de 1% em segundos, muitas vezes. Estes fundos não vendem apenas, eles desovam centenas de milhares de ações em apenas um dia.
Acredito em sistemas de operação muito simples, coisa complicada não funciona. Atualmente se possível não penso em números ou valores, nem enlouqueço com o book de ofertas. Para mim os gráficos são a representação dos números e a única fonte necessária para meu sucesso. É muito mais fácil visualizar e entender os gráficos, do que processar centenas de números. Não leio as notícias do dia, porque elas podem me tirar a objetividade. Não perco tempo com nada que possa me tirar à atenção aos gráficos. Confesso que é bastante nervoso e ao mesmo tempo cansativo trabalhar no daytrade desta forma. Para amenizar toda esta tensão ouço minhas músicas preferidas, enquanto trabalho. Tenho lido agora livros sobre psicologia e autocontrole aplicados a operação na bolsa. O livro do Elder é um bom começo. Se tiver coragem experimente o daytrade, mas comece com pequenos valores e pegue uma corretora com custo baixo. Confesso que estou com ganhos quase dentro da minha meta, apesar da instabilidade reinante. Espero que gostem do meu depoimento.
Um abraço,
Francisco
Você também pode participar. Mande o seu depoimento pelo formulário de contato.
.















22 de julho de 2008 às 11:53
Interessante o depoimento, mas vale realmente a pena ficar nessa tensão diária, tendo 100% do capital na renda variável? Vejo que o Francisco valorizou muito os prejuízos e dificuldades, detalhando menos o período de ganhos.
22 de julho de 2008 às 13:39
Fala Francisco!
Antes de mais nada gostei bastante do seu depoimento. Tenho que confessar que esse era o depoimento que eu mais esperava, pois já tinha lido uma breve descrição num comentário de um artigo aqui do blog. Como me identifico muito com o daytrade, fiquei curioso sobre a sua trajetória.
Me identifico com vc em outros pontos. Tb sou engenheiro, mas to começando a carreira agora (rs), tb tenho o costume de fazer reengenharia (pego métodos e estratégias de outros operadores e tento melhorá-las, as vezes da certo) e tb acho que para daytrade a estratégia tem que ser a mais simples possível! Já utilizei algumas mais “complicadas” que me davam pontos mais certos, mas as vezes perdia esses pontos devidos aos “se isso for assim e isso for de outro jeito e se…”. Muitos “SE’s”…
Quanto a perda nos DT eu procurei controlar sempre. Nas ações até que eu conseguia, fugi da regra poucas vezes, porém no mini eu fugia da estratégia demais, sempre achava que ia reverter, devido a alta volatilidade.
Achei sua meta bem ambiciosa, porém aceitável para DT, ainda mais com o mercado volátil como está. Sem dúvida o DT é a melhor maneira de operar nesses tempos. Fico feliz que esteja alcançando a mesma!
Realmente DT não é fácil, mas para mim não era tão estressante como pareceu que é para vc…rs. Gosto do “agito”, das mudanças rápidas e de estar centrado em alguma coisa enquanto faço. Não gosto de carregar posições pois basta uma notícia ruim sair no Jornal Nacional e o mercado amanhece sangrando. Essa preocupação “overnight” não me agrada. Mas to tendo que me adaptar…Gosto de fechar minhas posições as 16:30h e fazer outra coisa, sem me preocupar se o mundo vai acabar ou não. No dia seguinte eu opero conforme o humor do mercado. É claro que tem dias que não da para operar, mas esses são raros…
Não entendi uma coisa, se puder me esclarecer agradeço. Vc utiliza 3 MME (1,21,60) e opera em gráficos de 1minuto, é isso? Se for, aí entendo o estresse…rs. O menor tempo em que opero são os 5min, mas gosto muito de operar nos 15min, olhando sempre resistências e suportes no 60min e no tempo gráfico em que eu estiver.
Abraço e bons trades!
Gelo
22 de julho de 2008 às 14:01
Francisco,
Muito legal seu depoimento..me vi em muitos casos !!! Uma dúvida, vc opera com 5 monitores num único profit RT ? Os 5 monitores estão conectados numa só CPU?
Grande abraço ..e valeu pelas dicas !!!
Marcelo
22 de julho de 2008 às 18:03
Caro Neto:
Primeiro agradeço pelo interesse.
Dei ênfase aos erros iniciais no intuito de ajudar os iniciantes. Os acertos acontecem a 2 meses seguidos, com um récord de 128 trades com sucesso com ganhos variados e apenas 25 negativos, com perda controlada de no máximo 1%, no período de 46 dias úteis.
Um abraço!
22 de julho de 2008 às 19:06
Francisco:
Parece que eu esava me enxergando no seu depoimento. Também tive uma queda brutal assim com 50% do capital sendo detonado sem miséria em um mês. E o medo. Essa é a pior sensação!
Estou totalmente líquido agora e preciso me disciplinar para conseguir fazer trades curtos, pequenos e com controle.
Talvez o mais importante seja controlar a ganância. Já vi trades perfeitos (10% em 3 dias) evaporarem e se transformarem em prejuízo, pq eu queria mais.
22 de julho de 2008 às 19:10
Alô Gelo!
Estamos no mesmo barco então. Da minha turma de engenharia ( 45 colegas ) apenas dois ainda exercem. É melhor ir antecipando isso. Você não se deu conta que o sistema é perfeito? Olha, sem mentiras, o sistema tem potencial apra lucros de mais de 30% ao mês. 10% é o mínimo. Concordo contigo, que ficar comprado de um dia para o outro é arriscado, mas as vezes não resisto a tentação. Quanto a estratégia opero com duas MME de 21 e 60 períodos, mas a minha base é o MACD. Santo MACD. Uso o profitchartRT no período de 1 minuto. Aí a fonte do stress.
Um abraço.
22 de julho de 2008 às 19:15
Olá Marcelo!
Agradeço o comentário. Opero o Profitchart com três monitores, com duas Cpus em rede e o programa Mxivista, sendo uma Cpu com placa de vídeo dupla. Os outros dois são um Note com um monitor adicional em que abro as ADRs das ações de interesse e a plataforma da corretora para operar as compras e vendas.
Um abraço!
22 de julho de 2008 às 19:20
Francisco,
Cara,
Vc não enlouquece com tanto lugar pra olhar??rsrsrs
Vc gosta muito do MACD pelo que entendi, mas quando dê fato vc utiliza dele para tomar uma decisào de entrada ou saída de um papel? Somente no intra-day, no 15 ou 60 min.?? Me dê uma dicas pois estou gostando muito do day-trade. aliás vou fazer um curso (indicado pelo CHRistian) na DMC com o Daniel aqui em SP. Aprendendo algo importante compartilho com vc depois…ok !!
Grande abraço…Marcelo
22 de julho de 2008 às 19:26
Em resposta ao Marcos:
Te recomendo ler o livro do Elder, que faz uma analogia entre os bêbados e os investidores como nós. São sem controle e totalmente viciados em riscos, uma combinçao que faz acontecer as grandes perdas. O melhor período do dia para operar é entre às 10:00 e 12:30, pois é possível pegar os Pullback das duas bolsas ( (Bov e NYSE) é quando há bastante volatibilidade para os dois lados, subida e descida. Após este horário operam os profissionais, e aí meu caro, não tem vêz para nós, pois é um equilíbrio de forças que torna o mercado um risco só.
Concordo contigo que a ganância pode ser um problema, mas não esqueça que ela é a mãe de todo o progresso humano.
Um abraço!
22 de julho de 2008 às 19:30
Marcelo o MACD é o segredo. Abra um com período de 1 minuto e todas as tuas respostas estarão resolvidas. Faça as simulações. É o toque de Midas. A pedra filosofal. O que acontece é que todos o utilizam no período diário. O pulo do gato é utilizá-lo no período de minuto.
Um abraço.
22 de julho de 2008 às 19:59
Fala Francisco
Legal o depoimento onde você expõe as derrotas e não só vitórias como é habitual ver por aí.
Nesses tempos de bear market faço mtos day trades também, visto que está complicado manter posições compradas, ainda mais pra mim que só opero opções da vale. O MACD já e um clássico e sem dúvida fundamental. Na minha opnião um dos fatores decisivos pra indicar uma entrada em um fundo é o volume. Fundos no oversold, acompanhados de aumento consideravel no volume, ocasionam na maioria das vezes uma forte e rápida reação dos preços, permitindo um trade rápido com stress reduzido.
O arsenal para meus day trades é o seguinte: Candles, IFR, MACD, Bollinger, MM, canais e volume. Basicamente simples e sem muita poluição visual.
Ah sim. No meu entender a parte da manhã é a melhor pra dt’s, visto o volume elevado e a irracionalidade em alta presente na abertura.
Abraço
22 de julho de 2008 às 20:16
Francisco:
Já li o livro do Elder e tenho consciência do problema. O que não tenho conseguido é a disciplina de não operar. Deixar quieto quando a bolsa está adernando.
Ontem, por exemplo, fui operar opções da PETROH50. Trade de 1 cent mas que daria um retorno de quase 20%. Quando começou uma subida (e ela é de baixa liquidez) resolvi mudar de estratégia e subir a OV mais um cent. Aí foi a tragédia! Fui o último a ficar na fila sem vender. E hoje o mercado abre despencando desse jeito. 50% de prejuízo.
Vou estudar mais profundamente o MACD para ver se aprendo a investir direito.
Com respeito à comparação com os alcoólicos acho que o Elder tem razão. Ele inclusive diz qe coloca um cartaz na frente da sua área de trabalho dizendo: Sou um perdedor. Entro aqui para perder dinheiro. Hoje, só hoje, não vou perder dinheiro.
Estou desabafando pq seu depoimento está me ajudando a refletir sobre minha permanência no mercado ou não. Vou tentar fazer uns trades de papel e ver como me saio. Assim talvez o medo diminua e eu possa operar de forma mais tranquila.
Forte abraço
22 de julho de 2008 às 20:59
Francisco,
Excelente depoimento e comprido heim!
Bom tive um inicio semelhante ao seu, mas operava opções, estava com 50% de lucro na minha carteira, quando apareceu o Haroldo e fiquei loko pensando q seria uma tupi dois fiz 3 trades naquele dia.. ganhei em todos e resolvi dormir comprado. Oq aconteceu? tava compra em 0,58 e abriu em 0,41. Pensei capazz vai subir.. afinal a parceira da petrobras tinha confirmado.. subiu nada resolvi vender em 0,22. Que raiva!! Depois disso fiquei com medooo. E fui fazer um curso AT com jorge guerra e abriu meus olhos, mas nao é tudo tb.. tem q estudar hoje possuo 3 tradyng system e uso o advfn desktop com adr real time e te digo é uma beleza operar opças assim e com meus TS tá com acertos excelentes e só pra te avisar macd é um lixo ou eu não sei usar ele direito. Os meus trades tem objetivo de 10% e tô conseguido facilmente.
Porem se vc quiser operar opças estude antes e faça cursos.. se tivesse feito nunca de dormeria comprado com aquelas opções em um momento tenso daquele. E escolha quantidade minimas para operar, do tipo se tiver 100k começa operando 3-5k.
E sobre sua meta de 10% vc poderia fazer hedge cara conseguiria facilmente meu sem tanta dor de cabeça q vc está tendo..
Boa sorte!!
22 de julho de 2008 às 21:22
“Um dos meus principais problemas é que não consigo aplicar stops. Por isso minhas entradas têm que ser perfeitas. ”
Olá Francisco, vc pode explicar um pouco melhor essa frase ? duvida de iniciante.. que não usa start e stops ainda…
Ah, não faço dt tb…
abraço
22 de julho de 2008 às 22:44
Olá, pretendo ser investidor à longo prazo, com empresas sólidas e com bom P-L, assim vou conseguir me manter só com os dividendos e um pequeno comércio que possuo;
Minha carteirá é composta de Usiminas, CSN, Gerdal, Vale, Petro, BBAS3, BBDC4, e tambem participação no fundo Geração Futuro;
Sugestões são muito bem vindas;;
23 de julho de 2008 às 10:23
Amigos,
fico feliz em ver como as pessoas se reconhecem na experiência alheia.
Foi exatamente esse o propósito da categoria Depoimentos. Por isso volto a frisar. Participe você também… compartilhe seus acertos e seus erros… além de contribuir com outras pessoas, o fato de você escrever a sua história vai ajudá-lo a encarar as próprias dificuldades de outra forma.
Para mandar o seu depoimento, entre em contato através do formulário.
Grande Abraço
25 de julho de 2008 às 18:18
Muito bom esse depoimento! Parabéns!!
Um abraço a todos!
Leitão
31 de julho de 2008 às 19:24
Francisco
Muito bom seu depoimento (e de outros tb.). Um ponto muito importante é que, se todos os investidores passam (ou passaram) pelas mesmas situações é natural que o comportamento do mercado obedeça a esses padrões, afinal o meio é produto do homem e não o contrário.
Vc. faz DT em opções? Se sim, qual o método? Nos DT em papéis, observo o estocástico (cruzando p/cima nos 30) e o IFR, ambos nos 5 minutos. Dando compra, vai. Depois a confirmação no MACD. Vc. acha que para opções um tempo mais curto seria mais apropriado?
Abraço e bons trades
Gilberto