Pular a navegação e ir direto para o conteúdo


Fundo ativo ou passivo ?

Publicado em 04.12.2007 por CHRistian na(s) categoria(s) Estratégias, Opinião

 

moeda

Mais um ano se aproxima do final. É hora de avaliarmos o desempenho da nossa carteira com parcimônia e traçarmos nossos objetivos para o próximo ano que se aproxima.

Este artigo ainda não será uma análise da performance[bb] da Carteira CHR, vou aguardar o término de Dezembro para este fim. Esse texto, vai abordar as diferenças entre um fundo (carteira) ativo e um fundo (carteira) passivo.

Os fundos passivos procuram replicar o desempenho de um determinado índice (por exemplo, Ibovespa, IBrX, entre outros) sem a interferência do gestor na escolha dos ativos. Já os fundos ativos fazem exatamente o oposto, ou seja, é utilizado o “expertise” do gestor na escolha dos ativos, sem obrigação de seguir qualquer índice.

Normalmente os fundos ativos possuem um custo maior na taxa de administração e performance. Por isso, é de se esperar que estes fundos tenham uma performance melhor do que os passivos. Porém não é isso que estudos americanos demonstram. No longo prazo, são raros os fundos, com gestão ativa, que superam o desempenho dos índices acionários.

Uma das explicações para tal fato é que esses índices são números puros, sem a dedução de qualquer custo, enquanto os fundos têm custos operacionais, que são deduzidos do seu desempenho final. Os custos de performance e corretagem são de difícil quantificação para os investidores. Na gestão ativa de fundos de ações, a corretagem tem maior presença, devido à maior troca de ativos, quando comparada à gestão passiva.

Mercado Eficiente

No fim das contas, essa discussão nos remete a teoria do Mercado Eficiente. O Mercado Eficiente considera que em mercados onde há um grande número de investidores bem informados, os investimentos serão precificados de modo a refletir todas as informações disponíveis no mercado. Ou seja as distorções que ocorrem nos preços tendem a se ajustar.

Muitos gestores financeiros fundamentam suas decisões de compra e venda nos mercados na crença de que eles são capazes de ganhar dinheiro enfrentando-o, baseados no pressuposto de serem mais eficientes que o mesmo. Não é muito fácil entender porque os gestores têm tantas convicções a respeito do comportamento dos mercados, procurando encontrar padrões e correlações no passado para prever movimentos futuros. De outro lado, os mesmos gestores financeiros que tentam achar a “fórmula mágica” afirmam que os mercados de capitais funcionam suficientemente bem e que oportunidades de lucrar muito e rapidamente são bastante raras.

Seguindo esta linha, não é de se estranhar o forte crescimento nos EUA do mercado de ETF (Exchande Traded Fund), cuja tradução para o português é fundo negociado em bolsa. O ETF é um fundo passivo, que procura replicar determinado índice teórico, cujas cotas só são negociadas em bolsa. No Brasil, o PIBB (presente na carteira CHR), que replica o IBX-50 e tem sua cota negociada no Bovespa, é o exemplo de ETF “tupiniquim”.

O assunto é extenso e muito interessante. Confesso que ainda não estou convencido da “eficiência” da teoria do Mercado Eficiente. Por outro lado, reconheço a dificuldade de se bater de maneira consistente os índices que utilizo como benchmark da minha carteira.

Bem, levantei a bola… adoraria “ouvir” a opinião dos amigos visitantes sobre este assunto complexo, mas fascinante.

.

TAGS

22 comentários para “Fundo ativo ou passivo ?”

Assine os feeds dos comentários deste post

  1. Regina disse:

    Off topic:
    Christian, se vc tivesse 1 milhão de reais em renda fixa, onde os colocaria em 2008?
    É simples curiosidade…se puder responder, agradeço.
    Um abraço.

  2. CHRistian disse:

    Regina,

    se a tua dúvida se restringe a investimentos de renda fixa, eu te diria que para 2008 a minha prioridade seria em fundos ou títulos pós-fixados.
    Não acredito que o governo volte rapidamente a cortar os juros. O cenário americano desvalorizou consideravelmente os títulos pré-fixados, e por isso no momento prefiro ficar menos exposto a esse tipo de investimento.
    Você me perguntou apenas sobre a renda fixa. Mas o ideal é formularmos um mix de investimentos em renda variável, fixa, multimercado e cambial.

    É importante também considerarmos as despesas tributárias e as taxas de administração que incidem nos fundos.

    Grande Abraço

  3. Regina disse:

    Christian, gostaria de fazer uma pergunta que talvez soe meio cretina mas realmente não sei.
    Quando olhamos o volume negociado no dia, como saber se foi compra ou venda?
    Só pelas altas e baixas?

  4. Fabio disse:

    Tem que começar a investir em ações de forma consiente, mesmo que esteja errado. Se os especialistas falam em fundo no mercado imobiliário só em 2008 e que estamos perto de uma recessão, pq não começa a alocar pacientemente, em termos mensais, em renda variável, mesmo que exista a tendência de baixa. Tem que ampliar o horizonte de tempo, não?

  5. Allan disse:

    Regina, para cada venda realizada, ocorreu também uma compra na mesma quantidade e preço.

  6. Valtinho disse:

    Olá Christian,

    Primeiramente gostaria de parabenizá-lo pelo excelente trabalho de esclarecimento que vc presta aos seus leitores. Sou iniciante de neste mundo complexo de renda variável, para mim este foi um ano apenas de estudo e observação com investimentos apenas em fundos de ações. Acompanhando o desempenho de muitos fundos percebi que muito poucos conseguiram superar o índice da Bovespa de forma consistente, o que corrobora o seu texto. A minha impressão bastante simplória de um observador bem leigo, é que uma gestão ativa tenha o mérito de minizar perdas sendo bastante difícil achar o time do mercado para ganhos consideráveis. Apesar desta visão bastante cautelosa, quero tomar coragem e aos poucos ingressar neste mundo fascinante de uma forma mais “ativa”.

    Grande abraço

  7. CHRistian disse:

    Regina,

    o Allan já te respondeu. Queria apenas salientar, que muitas vezes um volume alto não representa grande procura pelo ativo. Muitos players do mercado costumam manipular, assim como fazem com os preços, o volume de ativos de pouca liquidez. Portanto, muita atenção na análise.

    Grande Abraço

  8. CHRistian disse:

    Olá Valtinho,

    obrigado pela presença e pelas palavras de incentivo.

    Muitas vezes, me deparo com investidores/traders que dizem vencer o mercado com facilidade. Não duvido e nem questiono. Mas confesso, que acredito que muitos não avaliam corretamente a performance das proprias carteiras.
    Grandes investidores mundiais tem enormes dificuldades de superar a valorização de determinados índices. Como falei no artigo, isso é muito natural. Nos indices não incidem os custos de corretagem e os índices estão sempre 100% comprados, o que ajuda em uma tendência de alta e que pode ser ruim ( como você mencionou ) em um momento de baixa, já que uma gestão ativa nos permite estar menos expostos.

    Grande Abraço

  9. Regina disse:

    Gente, obrigada pelas respostas. Alan, depois que vc respondeu foi que vi que minha pergunta tinha sido 100% boba. Lógico que se tem alguém vendendo, do outro lado tem alguém comprando. Derrrr…. :-)
    De qualquer forma estou felicíssima. Consegui vender metade das minhas ações do Bradesco a 58,88.
    Nunca mais compro uma quantidade tão grande. Agora tenho a mesma quantia de Vale, Gerdau e Bradesco. Talvez compre as do Banco do Brasil. Tô achando um bom negócio, o que vc acha, Christian?
    Obrigada, abraços.

  10. CHRistian disse:

    Regina,

    não gosto muito de empresas estatais, mesmo concordando que por motivos óbvios elas representam teoricamente um investimento muito estável.

    Parabéns pelo Bradesco ! Não pelo lucro, que se ocorreu, foi muito pequeno. Mas pelo fato de você ter seguido a tua estratégia de vender nos 58,80. Mesmo o mercado em franca recuperação, você cumpriu o planejado. Sei que isso não é fácil. Parabéns !

    Grande Abraço

  11. Regina disse:

    Nossa…receber parabéns de uma pessoa como vc é uma honra. Obrigada.
    Sei que poderia lucrar muito mais com o Bradesco mas a perspectiva de uma queda maior estava me preocupando muito. É óbvio que comprei na hora errada, sem estratégia e sem nenhum tipo de acompanhamento. Sempre tive esse tipo de atitude em relação à bolsa e sempre deu certo pq como vc diz, nos últimos anos a bolsa só subiu. Agora estou mais escolada e seletiva, não dá mais pra ter atitudes impensadas.
    Vocês aqui no blog me ajudaram muito, se não fossem vcs, talvez tivesse vendido na baixa.
    Então, deixo meu obrigada e um grande abraço a todos.

  12. Riccardo disse:

    Acredito que, enquanto houver fundos no mercado com um histórico de superação consistente do Ibovespa e do IBX, no longo prazo, ainda acho mais interessante os fundos de gestão ativa (os com histórico bom, eu digo). Diferente do mercado de renda fixa, na renda variável as taxas de administração, performance e corretagem cobradas pelos fundos não vão fazer tanta diferença na rentabilidade final, quanto a performance das ações que compõem a carteira.

    abs

  13. Allan disse:

    Riccardo, um exemplo disso são os fundos da Geração futuro, eles trabalham com small caps e segundo os índices de performance eles estão bem acima da Bovespa, IBRX50, PIBB etc….
    exemplo: geração programado FIA (72,7% até 04/12/07)

    http://www.gerafuturo.com.br/

    abs

    Allan

  14. Gabriel disse:

    Allan, sem querer desprezar ninguem… Mas Geração futuro NÃO INVESTE EM VALE DO RIO DOCE… NENHUM BANCO…
    Tem uma posição enorme em PLASCAR, PANAPANEMA (esta este ano caiu -50%)… E para completar O GESTOR SÓ ESCOLHE ANUALMENTE UMA NOVA AÇÃO PARA INVESTIR…
    Eu concordo com o MERCADO EFICIENTE…
    Vale do Rio Doce em 8 anos, deu 6.422%…
    Com 100mil reais, se transformaria em 6milhões 422 mil reais…
    Petrobras os mesmos 100mil reais em 8 anos, chegariam a quase 9 milhões de reais…
    Em Gerdau os mesmos 100 mil reais investidos a 8 anos chegariam a 13 milhões de reais!
    Então eu SINCERAMENTE não acho os numeros da Geração Futuro, em 10 anos 1k% de lucratividade ALGO FORA DO COMUM…
    MAS COM TODA CERTEZA ANTES GERAÇÃO FUTURO QUE CDI OU POUPANÇA!
    Mas tem coisa melhor que geração futuro para investimento!

    Regina Parabens!
    E CHR grande Mestre, mercado eficiente foi o que te falei que acredito aquele dia, como tenho quase que certeza (e torço muito para isto) que as ações dos teus filhos no longo prazo batam todo e qualquer trader teu… Eu só trocaria a AMBEV por gerdau, ou maior posição em vale ou petro… Pq Ambev com aquela historia das estradas, pode sufrir pesada perda no lucro!

    Abraços a todos!

  15. Leo disse:

    Olá Christian e amigos,

    Eu li os comentários do Allan e do Gabriel e achei o assunto interessante e gostaria de colocar alguns números do fundo citado no exemplo:

    Patrimônio líquido: R$ 799.609.633

    Composição da Carteira:
    -Petrobras PN 15,5%
    -Usiminas PNA 14%
    -VCP PN 12,9%
    -Gerdau PN 12,8
    -Forjas Taurus PN 9,3%
    -Randon PN 7,7%
    -WEG ON 7,4
    -Plascar ON 4,4%
    -Guararapes ON 1,7%
    -Guararapes PN 1,7%

    Rentabilidade do fundo
    Em 2007: 61,80%
    Em 12 meses: 73,81%
    Desde 12/05/06 (início do fundo): 107,35%

    Christian, o que você acha?

  16. CHRistian disse:

    Amigos,

    fico feliz com a evolução construtiva da discussão. Esse é o espírito !

    Eu particularmente, gosto muito da administração de carteiras feita pela Geração Futuro. Já estão no mercado a um bom tempo e veem apresentando resultados sólidos e consistentes.
    Da carteira citada pelo Leo, acompanho de perto e possuo em outras carteiras administradas alguns ativos. Forja Taurus, Weg e VCP são empresas de grande potencial.
    Concordo com o Gabriel, sobre a Vale. Seria interessante saber do porque que ela não consta da carteira da Geração. Mas, Gabriel, a distribuição do fundo citado pelo Leo, me parece bastante homogênea.

    Considero relevante salientar um aspecto. É importante verificarmos a taxa de administração e performance de cada fundo. Assim como saber a rentabilidade líquida, depois de abater o imposto de renda.

    Segue a discussão…

    Grande Abraço

  17. Regina disse:

    Gabriel, ouvi o Mauro Halfeld falar que nunca mais a bolsa será tão generosa quanto foi nesses últimos anos. Daqui para a frente vai ser muito mais demorado para as ações dobrarem de preço.
    Como a gente investe errado, né? Meu pai, que era diretor financeiro e supostamente experiente, perdeu 900 mil no Banco Garavelo em 1994.
    Quando a gerente dele mudou de banco e foi para o Garavelo, levou-o junto. Oito meses depois o Banco quebrou e ele pode sacar apenas 40 mil pq tinhamos conta conjunta. Minha mãe (que era divorciada dele) nos anos setenta perdeu o dinheiro da venda de uma fazenda num desses bancos que quebraram também. Até entendo, era professora e não entendia de finanças, mas meu pai foi demais…
    Hoje, sendo filha única e carregando um pouco desses traumas financeiros, tento não fazer muita bobagem. Até hoje nunca perdi um tostão e ensino meus filhos adolescentes a aplicarem somente em bancos sólidos. Quando meu filho de 18 se formou no colegial demos 10 mil a ele. Pensei que ele quisesse viajar ou coisa que o valha mas não, comprou 10 mil de Vale. Falei para ele deixar lá uns 10 anos. Não tem como perder, a companhia é muito sólida. Dei vários livros de educação financeira para ele e ele gosta pra caramba. O mais novo ainda não tem muita noção.
    Fico imaginando se meu pai ou minha mãe tivessem comprado umas ações lá atrás, que maravilha seria…mas o mercado ainda não era muito claro para a gente, né?
    De qq forma fiquei impressionada com a rentabilidade da Vale, Petrobrás e Gerdau. Porque não tivemos essa idéia antes, hein? :-)

  18. Fred disse:

    Pessoal, alguém aqui já investiu nos fundos da Sparta ?

    Sparta Cíclico
    http://www.spartafundos.com.br/fundo_ciclico.php

    Rentabilidade:
    2006 - 47,6; 2007 - 243,3

    Sparta Anti Cíclico
    http://www.spartafundos.com.br/fundo_anticiclico.php

    Rentabildiade:
    2006 - 28,4; 2007 - 164,9

  19. Fundo de ações ativos ou passivos? E qual a diferença? | Um investidor iniciante na bolsa de valores disse:

    [...] Li um artigo no CHR Investor que mostra que a relação entre fundos ativos e passivos não é bem assim. [...]

  20. Eliete disse:

    GOSTARIA DE SABER SE VCS SABEM DE ALGUEM QUE TENHA APLICADO NO FUNDO DE MULTIMERCADO CHAMADO SPARTA. RESPONDAM POR FAVOR É IMPORTANTE.

  21. Artigos do passado | CHR Investor disse:

    [...] Fundo ativo ou passivo [...]

  22. Daniela Moysés disse:

    Por favor, vocês poderiam me citar alguns exemplos de fundos de ações ativos e alguns passivos? E hoje, quais valeriam a pena?
    Grata

DEIXE UM COMENTÁRIO

Para sua imagem aparecer nos comentários, cadastre-se no Gravatar com o mesmo e-mail com o qual comentou.