Pular a navegação e ir direto para o conteúdo


Apertem os cintos

Publicado em 12.11.2007 por na(s) categoria(s) Análises

Hoje era feriado nos EUA, Dia dos Veteranos. A expectativa era de que o dia seria morno, mesmo o Dow Jones abrindo normalmente. Ao invés disso, o que se viu foi mais um dia de muita volatilidade com índices americano e brasileiro terminando no negativo.

O Dow novamente surpreendeu no fechamento e na última hora com um movimento acompanhado de forte volume, rompeu e fechou abaixo do forte suporte dos 13000. Deixando perspectivas ainda mais sombrias para o restante da semana.

O Ibov parece ter voltado a normalidade. Depois de mostrar um descolamento fora do comum com o índice americano na sexta-feira, quando o Ibov subiu 1,19% contra a queda de quase 2% do DJ, hoje o mercado brasileiro parece ter se ajustado a realidade e caiu muito forte (4,34%). A perda dos 62300 deixa espaço, para que o Ibov teste os próximos suportes nos 60000 e 58200.

Chamou minha atenção a queda expressiva do índice BR20, que representa as 20 ADRs mais negociadas no mercado americano. Foi uma baixa de mais de 7%, mostrando que os investidores estrangeiros parecem mais avessos à papeis de países emergentes.

DJI-14

IBOV-28

BR20-2

Dow Jones- 60 min.

Ibov – Diário

BR20 – Diário

A justificativa para esse pessimismo continua a mesma: reflexo do colapso das hipotecas subprime, que afetou o resultado de grandes bancos e instituições financeiras.

O forte recuo no preço das commodities também atingiu em cheio a bolsa brasileira, dado que os papéis de maior peso na composição do índice estão relacionados às matérias-primas.

Em direção contrária, o dólar recuperou parte da recente perda, apresentando alta contra a maior parte das moedas do mundo. A divisa norte-americana ganhou força sobre o euro e a libra esterlina. Contra o real a alta foi de 1,83%, para R$ 1,778.

É o momento de apertarmos os cintos. A turbulência subprime parece estar de volta. Se o seu destino é o longo prazo, calma. Em breve, o céu de brigadeiro deve voltar.

.

TAGS

Para sua imagem aparecer nos comentários, cadastre-se no Gravatar com o mesmo e-mail com o qual comentou.