Reestatização da Vale
Publicado em 03.09.2007 por CHRistian na(s) categoria(s) VALE5, x Histórico
Parece piada. E ao mesmo tempo se torna assustador. Depois de 5 anos de governo Lula, sinceramente não esperava ler notícias como essa.
“O 3 Congresso Nacional do PT aprovou, quase que por decisão unânime, o apoio a um referendo sobre a reestatização da Companhia Vale do Rio Doce. Entre os grupos que convocarão o referendo estão o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), a Via Campesina e a Central Única dos Trabalhadores (CUT).”
É verdade que os principais líderes do PT (Berzoini e Direceu), se declararam contrários a idéia, mas sem dúvida se ventilar esse tipo de possibilidade é assustador.
A Vale foi vendida em 1997 por módicos US$3 Bilhões. Valor abaixo do verdadeiro valor da companhia, já que hoje a empresa vale mais de US$90 Bilhões ? Sim, pode ser. Mas isso não dá direito ao governo de mudar a regra do jogo. É inegável que depois da entrada do capital privado, a empresa assumiu um papel de destaque no cenário mundial. Com uma administração profissional e séria, a Vale conseguiu criar valor e se transformar em uma das 3 maiores empresas de mineração do mundo.
Mesmo muitos analistas considerando que esse debate tem o intuito meramente político e que não afetará o desempenho das ações da companhia no mercado, acho que serve para nos mostrar que infelizmente o Brasil ainda está muito longe de ser um país sério.
Nesta segunda-feira, as ações preferências da Vale (VALE5) fecharam nos 41,20, com uma alta de 1,48%.
Obs.: Hoje ocorreu o split das ações da Vale.
Gráfico Diário
A VALE5 alcançou hoje o mesmo patamar de preços antes da crise subprime (41,00/41,50). Assim como todo o mercado, devido ao feriado americano, o volume nesta segunda foi bem abaixo da média. A VALE5 voltou a trabalhar dentro do antigo canal de alta e bem próxima do antigo TH, o que deve representar uma resistência difícil de ser superada. Entretanto, vale destacar que o OBV vem apresentando uma guinada forte e diferentemente dos preços já conquistou o topo histórico.
.















4 de setembro de 2007 às 8:46
CHR, primeiro parabéns pelo Blog, que venho acompanhando silenciosamente há algumas semanas.
Sobre a improvável reestatização da Vale, não acho que o governo, se fizesse isso, não estaria simplesmente mudando a regra do jogo. O Governo, ou melhor, nós brasileiros é que fomos roubados quando a Vale foi “doada” de forma fraudulenta.
Se houve fraude, acho que é direito do Brasil reaver seu patrimônio roubado. Até o sucateamento da Vale no período pré-privatização foi proposital, pra servir de justificativa para a venda, como ocorreu com diversas outras empresas públicas durante o governo tucano.
4 de setembro de 2007 às 9:36
A reestatização só seria indicada se o governo brasileiro fosse um bom gestor, mas esse não é o caso. Concordo com o roubo no processo de privatização mas isso é uma questão de ponto de vista, é melhor ser roubado de um só vez (privatização) ou ser roubado aos poucos durante anos com a reestatização?
Abraços
Leo
4 de setembro de 2007 às 10:29
Olá Ronaldo,
obrigado pela presença e pelo comentário.
Quando decidi escrever esse artigo, tinha certeza que as opiniões se dividiriam e poderia causar uma certa polêmica, até pelo fato de eu ter sido bastante incisivo quanto a minha opinião.
Conforme escrevi, sem dúvida o preço foi absurdamente baixo. Mas vamos lembrar, que apesar de todo o potencial da empresa, em 97 a Vale não é a empresa que é hoje. Conforme o Leo falou a administração pública é lamentável. Os caso recentes de órgãos públicos sendo usados para fins políticos e principalmente como financiadores de campanhas e partidos, não deixam dúvidas que a privatização em muitos casos é essencial para que a empresa evolua.
Veja o exemplo da Petrobras. Vem crescendo? sim é verdade. Mas nunca consegue atender a expansão planejada. Números recentes comparativos entre a Vale e a Petrobras, publicados na revista Valor 1000, deixam claro a diferença absurda entre o retorno das duas empresas sobre o patrimônio líquido.
Acho que a melhor forma de pensarmos no assunto, é considerarmos um investimento na empresa. Hoje eu sou acionista da empresa. Se ela fosse uma estatal eu compraria suas ações ciente da ineficiência da administração pública ? Sinceramente acho difícil.
Grande abraço e obrigado por externar sua opinião.
4 de setembro de 2007 às 10:34
Concordo com vocês em relação a ineficiência da administração pública e como isso pode/poderia prejudicar os resultados de uma empresa, mas o Estado brasileiro foi roubado e merece algum tipo de ressarcimento.
Como disse antes, acho improvável uma reestatização. Além do mais, seria trabalho inútil, já que ela seria revendida a preço de banana na próxima gestão tucana.
Tenho uma reinvidicação: da próxima vez que o governo for se “desfazer” de suas empresas, por favor, vendam PRA MIM! Eu pago tudo com moeda podre e empréstimos muito camaradas dos próprios bancos governamentais.
4 de setembro de 2007 às 16:36
Grande idéia Ronaldo !
Nestas condições, estou me candidatando a ser seu sócio !
Grande Abraço
22 de outubro de 2007 às 17:31
[...] Aliás o assunto sobre o plebiscito da reestatização da Vale, já havia sido tema de um artigo por aqui. [...]
14 de novembro de 2007 às 20:52
VALE5: Sai níquel, entra molibdênio. Sabia que ela é uma das maiores produtoras de fertilizante do país?
15 de novembro de 2007 às 11:41
Novidade pra mim.
Poderia me dar mais detalhes.
Grande Abraço
23 de novembro de 2007 às 21:01
Vale é sem comentários, mas tem uma boa matéria da Brascan no infomoney de hoje.
7 de dezembro de 2007 às 19:38
Vc acredita em super ciclo de commodities? Se sim, até quando?
8 de dezembro de 2007 às 9:17
Pelo menos até 2008 esse ciclo deve durar.
Abraço